FANDOM

Mana 「魔」também conhecido como "Poder Mágico" é uma forma de energia que existe na natureza e dentro das pessoas, sendo fonte de todos os feitiços mágicos.[1]

Visão GeralEditar

Flow of mana
Mana é um aspecto importante de cada mago que já viveu, pois é sua fonte de energia que é usada para ativar seus vários feitiços mágicos. Esta energia é naturalmente existente, fluindo no meio ambiente e dentro de todos.[1] Devido a isso, é de conhecimento geral que quase todos são capazes de usar magia até certo ponto. Ao mesmo tempo, em que as pouquíssimas pessoas que não possuem mana e sendo consequentemente incapazes de usar magia são ocorrências completamente raras, como no caso particular de Asta.[2]

Além disso, a mana age como força vital de todos os seres humanos. Assim, quando alguém a usa ao ponto de ultrapassar seus limites, pode causar um esgotamento severo e, finalmente, torná-los inconscientes.[3][4]

Na natureza, a densidade de mana pode ser diferente de um lugar para outro. Geralmente, uma localização com alta densidade teria uma inclinação para ter um ambiente distorcido.[1] Um exemplo de tal lugar é uma masmorra, onde criaturas estranhas e forças gravitacionais agindo de formas diferentes poderiam ocorrer.[5]

Afinidade ElementarEditar

Ao contrário da mana que existe na natureza, aquelas que estão situados dentro dos magos possuem uma afinidade com elementos. Esses atributos elementares são um dos aspectos que diferenciam um mago de outro.[6]

Elements

Existem principalmente 4 grandes atributos no mundo, que são fogo, água, vento e terra. A partir desses atributos, vários outros elementos podem ser derivados. Exemplos desses elementos provenientes de outros é o relâmpago e a fumaça que vem do atributo de vento ou gelo do atributo da água.[6] Além disso, os magos podem ter diferentes capacidades latentes de acordo com sua afinidade elementar. Um exemplo seriam os indivíduos com uma afinidade com o vento ou com seus elementos derivados, raio e fumaça, que tem a capacidade latente da mana sensorial. Isso resultou em pessoas com maior sensibilidade para o fluxo de mana.[7]

Uma vez que um mago só pode ser afiliado a um único elemento, torna-se impossível dele usar magia fora do seu atributo. Este fato resulta em um mago que é capaz de ativar feitiços de fogo mas não podendo usar outras magias elementares, como magia do vento ou magia da água, por exemplo. No entanto, é possível que eles usem sua afinidade elemental agregada com uma característica adicional comum a todas as formas de magia, como usar Magia de Criação para criar objetos de fogo ou Magia de Planta com capacidades curativas.[6]

Em ocasiões únicas, provou-se, através do esforço científico, que um mago poderia ser artificialmente aprimorado para possuir mais de uma afinidade elementar. Um esforço bem-sucedido para esta experiência é Mars, que possui uma afinidade tanto com o cristal quanto com o fogo.[8]

ImportânciaEditar

Silver Eagle vs Crimson Lion

Magos com enorme quantidade de mana.

A quantidade de mana que um mago possui dentro dele tem enorme significado. Visto que a força fundamental de uma pessoa é medida através dele. Quando um mago possui uma grande quantidade de mana, qualquer tarefa que implique o uso da magia se torna mais fácil.[9] Além disso, os indivíduos com uma grande quantidade de mana têm maior chance de acessar feitiços mágicos de alto nível ao invés de magos com uma pequena quantidade.[10]

Como a magia no mundo é caracterizada como "tudo",[11] aqueles que possuem pouca mana ou nenhuma sofrem enormemente com o preconceito, [12] principalmente por parte da nobreza, a qual tem a característica muito comum de possuírem grandes reservas.[13]

Além disso, aprender a controlar a mana interior é uma lição importante para cada mago. Dado que o controle de mana é o segundo parâmetro que é usado para medir força. Mesmo que um mago possua uma grande quantidade de mana, seria considerado fraco se não tiver controle sobre ela. Um exemplo seria Noelle Silva, que é considerada "defeituosa" por sua família, porque ela não consegue controlar sua mana adequadamente, apesar de possuir uma quantidade acima da média.[14] Sabe-se uma das formas de melhorar esse controle é com o amadurecimento, que também é principalmente o aumento da quantidade de magia, mas também o sentimento ou determinação do usuário permite amplificar tal domínio.[15]

UsosEditar

Além do uso em magias especializadas, o poder mágico também pode ser utilizado na forma "pura" para alguns feitos:

  • Moldagem: também pode ser usada como material para moldar objetos, a exemplo de usá-la para criar uma porta enorme dentro de uma masmorra. Tais objetos são completamente feitos de mana, apesar de possuírem as características visuais e físicas de objetos comuns, podendo ser notados por magos sensores.[6]
  • Aumento de Força Física: ao concentrar mana em determinada parte do corpo pode aumentar as capacidades físicas.[17]
  • Bala Mágica: concentração de mana que é disparada no alvo.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 Black Clover Mangá e Anime — Capítulo 11 e Episódio 14.
  2. Black Clover Mangá e Anime — Capítulo 1 e Episódio 1.
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Black Clover Mangá e Anime — Capítulo 18 e Episódio 18.
  11. Black Clover Mangá — Capítulo 1.
  13. Black Clover Mangá — Capítulo 3.
  15. Black Clover Mangá — Capítulo 7.
  16. Black Clover Mangá — Capítulo 109.
  18. Black Clover Anime — Episódio 1.